Uma das principais preocupações da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Municipais é manter o funcionamento do cotidiano das pessoas com serviços ágeis e eficientes. Monteiro Lobato possui mais de 400 quilômetros de estradas que levam a diversos bairros na zona rural. Cuidar desta área se justifica pela vocação rural e turística do município, o que exige estradas bem cuidadas para facilitar o transporte de produtos agropecuários, especialmente o leite, além do tráfego de moradores e visitantes.
No dia a dia, a secretaria encarrega-se de serviços de roçada e limpeza das margens e corte de água, essencial para a preservação do leito carroçável das estradas rurais. Para o trabalho, a prefeitura dispõe de máquinas motoniveladora e retroescavadeira. Os equipamentos são mais utilizados nas emergências como, por exemplo, a retirada de barreiras, comuns nos períodos de chuva. Para o transporte de terra, pedra e cascalho são utilizados caminhões.
Outro grupo de funcionários dedica-se diariamente a outra importante atribuição da secretaria: a manutenção geral da cidade, executando serviços como varrição, manutenção dos prédios públicos, limpeza de jardins, pinturas de guias e de solo, além do apoio para a execução de eventos municipais.
Outro fator importante é o transporte de alunos da zona rural para as escolas do município. São aproximadamente 500 alunos por dia, em viagens de ida e volta, nas linhas dos bairros: Souza, São Benedito, Taquari, Descoberto, Ponte Nova, Turvo, Matinada, Santa Helena, Ito Rennó, Virgílio Gomes, Fabiano, Teixeiras, Ferreiras, Forros, Serrinha, Pedra Branca, Damião e Trabijú.