OUVIDORIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTEIRO LOBATO

O que é uma Ouvidoria Pública?

É uma unidade do setor público, que acolhe as demandas dos cidadãos, zelando pela garantia da qualidade dos serviços públicos. É o canal por meio do qual o cidadão pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos. A Ouvidoria é um interlocutor entre o cidadão e a administração pública – o conjunto dos órgãos, entidades e agentes públicos dos diversos setores de atuação do Estado em nível federal, estadual e municipal.

Funções da Ouvidoria Pública

• A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha o caso às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração. A partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, providenciar mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade cuja ação está sendo questionada. Constitui, portanto, mais um canal por meio do qual o cidadão participa de forma efetiva no controle social da gestão pública.
  • São Funções das Ouvidorias Públicas: Reconhecer os cidadãos como sujeitos de direito, sem qualquer distinção;
  • Ouvir e compreender as diferentes formas de manifestações dos cidadãos;
  • Dar tratamento adequado às demandas apresentadas pelos cidadãos, usando linguagem clara para explicar seus direitos e as formas de obtê-los.
  • Caracterizar corretamente as situações e seus contextos, explicitando as consequências sobre cada caso concreto de sua demanda;
  • Demonstrar os resultados produzidos em razão da participação dos cidadãos. Ou seja, deve utilizar o conteúdo das solicitações para sugerir mudanças nos processos na administração pública, contribuindo para que os agentes públicos providenciem medidas corretivas.

VOCÊ TEM VOZ EM NOSSA GESTÃO!
ESTAMOS PRONTOS PARA TE ATENDER.

DÚVIDAS, RECLAMAÇÕES, SUGESTÕES, ELOGIOS E MUITO MAIS
FALE COM A PREFEITURA PELA OUVIDORIA (NO SITE): http://monteirolobato.sp.gov.br/
POR TELEFONE - (12) 3979-9028
OU PESSOALMENTE NO PAÇO MUNICIPAL.

Arquivos para Download