Pontos Turísticos

1 - PARÓQUIA BONSUCESSO

Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso
Igreja da cidade de Monteiro Lobato com mais de 150 anos de fundação.
Criada sob a invocação de Nossa Senhora do Bonsucesso no ano de 1849, a Igreja é revestida de pinturas com traços barrocos e vitrais
decorativos. As pinturas foram realizadas pelo artista Antônio Limones, que concluiu seu trabalho no ano de 1952.
A Paróquia teve um papel importante no crescimento e desenvolvimento da cidade de Monteiro Lobato. No ano de 1906, Cônego Antônio Manzi, nascido na província italiana de Mercato Di San Severino, vem para o Brasil e assume a direção da então Capela de Bonsucesso. Nesse período a Igreja pertencia à Arquidiocese de São Paulo. Confiante no desenvolvimento do município, onde ampliavam-se lavouras de café, atraindo imigrantes italianos e remanescentes da escravatura abolida no final do século passado e considerando como prioritária a Casa de Deus, Cônego Antônio Manzi decidiu demolir a casa paroquial, para aproveitar o material na construção de uma moderna e ampla Igreja Matriz. A Igreja está localizada na Rua Cônego Antônio Manzi, n° 110, no centro da cidade. Contato: (12) 3979-1129.

2 - PAÇO MUNICIPAL

Paço Municipal
Conhecido por sua beleza arquitetônica, o Paço Municipal da cidade de Monteiro Lobato possui letreiros na cor dourada e janelas e portas em madeira maciça. O prédio foi construído no início do século XX. Manteve sua estrutura e arquitetura no decorrer dos anos. Abriga o poder municipal e uma galeria de fotos dos antigos administradores. O Paço está localizado na Praça Deputado Cunha Bueno, n° 180 Contato: (12) 3979-9000.

4 - CAPELA DE SANTA RITA

Capela de Santa Rita de Cássia
Capela em homenagem a Santa Rita de Cássia, padroeira do Bairro dos Souzas. A Capela é ponto de referencia para as saídas em direção às matas e cachoeiras ao norte do município. Sua construção é anterior ao ano de 1930. A festa da padroeira Santa Rita de Cássia ocorre todos os anos no mês de maio. O Bairro do Souza está localizado a 7 Km do centro urbano.

3 - GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Gruta Nossa Senhora de Lourdes
A gruta, um monumento artificial inaugurado em 1° de novembro de 1959, é uma manifestação da devoção popular à Nossa Senhora de Lourdes. O Trabalho foi realizado pelo artista Francisco Ferreira Santeiro. O local é visitado por inúmeros devotos que acendem velas e também por pessoas que buscam a água pura que jorra de sua fonte continuamente. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes está localiza na Rua Bernardino de Campos, no centro do município.

5 - CAPELA DE SÃO BENEDITO

Capela de São Benedito
Capela em Homenagem ao padroeiro São Benedito. A Igreja foi construída no ano de 1930 por Cônego Antonio Manzi. Está localizado no Bairro São Benedito, a 11 km do centro da cidade. Seu altar é revestido com pinturas do sacramento.

6 - BUSTO MONTEIRO LOBATO

Busto de Monteiro Lobato
Monumento em homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato. Um busto está exposto na Praça Deputado A. S. Cunha Bueno, no centro da cidade. A peça foi criada pelo renomado escultor taubateano, Humberto de Oliveira e doado ao município em 1989.

7 - CACHOEIRA REINO DAS ÁGUAS CLARAS

Cachoeira Reino das Águas Claras
“Cachoeira de águas cristalinas onde nadam peixinhos de olhos arregalados”, foi essa a definição encontrada pelo escritor, José Bento Monteiro Lobato, para descrever a cachoeira localizada nos arredores do Sítio do Picapau Amarelo. O local possui uma exuberante área verde, apropriada para famílias e grupos. Está aproximadamente 8 km do centro urbano. Para agendamento e informações: (12) 99711-3748.

8 - SITIO DO PICAPAU AMARELO

Sítio do Picapau Amarelo
Fonte de inspiração para a mais importante obra da literatura infantil brasileira. Foi propriedade do escritor José Bento Monteiro Lobato. O escritor morou na Fazenda Buquira onde desenvolveu atividades rurais e idealizou personagens com Emília, Tia Nastácia e o Jeca Tatu. Hoje o casarão é conhecido com Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Localizado à 8 km do centro urbano, o sítio de 154 alqueires é atualmente propriedade de Lúcia Xavier. A casa sede foi construída em 1880 e dispõe de 18 cômodos, está cercada por um cenário de muitos recursos naturais, como uma cachoeira e um pomar que abriga dezenas de espécies de pássaros. Possui um museu histórico sobre a vida do escritor, Ideal para passeios em família e grupos. Contato: (12) 99711-3748.