Turismo Sustentável

1
Monteiro Lobato: natureza e cultura na serra!

Monteiro Lobato oferece aos turistas o cenário de uma pequena cidade do Vale Paraíba com suas tradições e manifestações populares, cultura, culinária, arte e artesanato, além da paisagem serrana com muito verde e tranquilidade.

O município fundado em 1880 por tropeiros e imigrantes italianos possui hoje 50,80% de seu território formado por vegetações nativas pertencentes aos domínios da Mata Atlântica, um dos biomas mais importantes do planeta e o maior patrimônio da Serra da Mantiqueira.

Natureza também retratada nas obras do escritor José Bento Monteiro Lobato, na Fazenda São José do Buquira, hoje Sítio do Picapau Amarelo, onde o escritor residiu no período de 1911 a 1917 e que atualmente encontram-se o casarão, o lago, o pomar, a cachoeira do Reino das Águas Claras e animais da fazenda. Foi neste local que o maior escritor da literatura infantil brasileira se inspirou para as histórias da boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Dona Benta, Jeca Tatu entre outros personagens. Monteiro Lobato é a cidade “Berço da Literatura Infantil”.

Interagindo com o Turismo Regional, o município participa do Circuito Mantiqueira e do Território Mantiqueira que reúne cidades paulistas e do sul de Minas Gerais. Monteiro Lobato adota o modelo do Turismo Sustentável e compartilha sua natureza, ruralidade, gastronomia e tradições caipiras com seus visitantes o ano todo.

Sejam muito bem-vindos à serra que nos abraça!