http://monteirolobato.sp.gov.br/site/wp-content/uploads/2014/06/pacto-biodiversidade-Copy.jpghttp://monteirolobato.sp.gov.br/site/wp-content/uploads/2014/06/pacto-biodiversidade-Copy.jpgPrefeitura celebra Pacto pela Proteção da Biodiversidade.

Prefeitura celebra Pacto pela Proteção da Biodiversidade.

Durante as comemorações da Semana de Meio Ambiente, a Prefeitura de Monteiro Lobato celebrou um pacto com órgãos ambientais e a Prefeitura de São José dos Campos pela Proteção da Biodiversidade na região.
A cerimônia foi realizada juntamente com o Simpósio de Articulação e Instrumentos de Gestão de Unidades de Conservação, no dia 03 de junho, na Sede do ICMBIO, no Parque da Cidade em São José dos Campos.
Assinaram o documento: Prefeitura de Monteiro Lobato, Prefeitura de São José dos Campos, ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba (ACEVP), Ipplan, Grupo Consciência Ecológica (representando o conselho gestor da APA de São Francisco Xavier) e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.
O evento teve como objetivo estabelecer a cooperação entre as partes no sentido de promover o desenvolvimento rural sustentável, a recuperação florestal e formação de corredores ecológicos, conectando áreas florestais entre os municípios de Monteiro Lobato e São José dos Campos. Ações que terão impacto efetivo na ampliação da cobertura vegetal na região, a conservação da biodiversidade, o incentivo à produção de serviços ecossistêmicos e o combate ao aquecimento global.
As áreas prioritárias a serem reflorestadas estão localizadas no território da APA Federal Mananciais do rio Paraíba do Sul, APA Estadual de São Francisco Xavier, APAs Municipais, Parque Natural Municipal Augusto Ruschi e terão, dentre as prioridades, ampliar a área de ocorrência da espécie de primata, endêmico e ameaçado de extinção, Callithrix aurita (sagui-da-serra-escuro ou sagui-do-Vale-do-Paraíba).
A Prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia Santos Brito assinala a relevância da cooperação: “A iniciativa destas entidades traz para o Vale do Paraíba um novo olhar para as questões ambientais, mostra a importância da parceria entre poder público e terceiro setor com o objetivo de promover a conservação de biodiversidade da região”.